Polpa Cítrica

A polpa cítrica peletizada é um coproduto da agroindústria citrícola obtido após a extração do suco da laranja. É composto basicamente pos cascas, sementes e o bagaço. O produto passa por um processo de secagem e peletização, visando facilitar tanto o transporte e a armazenagem como o fornecimento aos animais, minimizando perdas.

Características

Vejamos a seguir algumas características importantes para a utilização da polpa cítrica na composição de uma ração balanceada para gado de leite e corte:

Vantagens

Apesar de possuir teor energético semelhante aos grãos de cereais, a quase ausência de amido confere à polpa cítrica um padrão de fermentação ruminal mais estável, com menor queda do ph, diminuíndo os riscos provenientes do fornecimento excessivo de grãos (acidose, problemas de casco, deslocamento de abomaso, etc), que comprometem o desempenho animal nos aspectos reprodutivo e produtivo.

Para melhor avaliação, detalhamos a tabela nutricional desse importante ingrediente.

Análise nutricional completa

1 – Estimados com base na literatura. Por problemas metodológicos, as análises de FDA geram valores mais altos do que de FDN em polpa cítrica, o que é teoricamente impossível, visto que o FDN engloba o FDA (ver figura 1);
2 – NRC (1989);
3 – NRC (1989);
4 – MERTENS (1992);
5 – CHASE (1994 – comunicação pessoal) e McCULLOUGH (1995);
6 – STERN & ZIEMER (1993);
7 – McCULLOUGH (1986);
8 – McCULLOUGH (1986).
Demais dados obtido de análises feitas em laborátorios no Brasil.

A Agry possui material completo com dicas de dieta, armazenagem e utilização da polpa cítrica para aumentar a sua rentabilidade. Entre em contato conosco, estamos à disposição para maiores informações.

Níveis de inclusão para várias categorias animais

Exemplos de rações com Polpa Cítrica

Polpa Cítrica para a produção de leite

A produção de leite tem sido um dos aspectos mais avaliados no que se refere à utilização da polpa cítrica na dieta dos ruminantes, onde o grande espaço a ser ocupado pelo produto está na substituição dos grãos de cereais, que se constituem nos suplementos tradicionalmente empregados na alimentação animal.

Vamos a alguns pontos interessantes na utilização da polpa cítrica na dieta de ruminantes.

Estes são alguns aspectos importantes na introdução da polpa cítrica em uma dieta balanceada, lembrando que é fundamental a presença de um profissional da área para avaliar a melhor formulação da dieta em cada fazenda.

Para saber mais sobre a inclusão da polpa cítrica na dieta de vacas leiteiras, entre em contato com nossa equipe, temos um vasto material técnico, que pode ajudá-lo a melhorar ainda mais o rendimento do seu rebanho.

Exemplo de dietas completas com Polpa Cítrica: leite

POLPA CÍTRICA EM DIETAS A BASE DE SILAGEM DE MILHO

Dietas para vaca de 15Kg de leite, recebendo silagem de milho de boa qualidade (em Kg/vaca/dia).

POLPA CÍTRICA EM DIETAS À BASE DE CANA-DE-AÇÚCAR OU PASTO

Polpa Cítrica para bovinos de corte

A polpa cítrica peletizada entra primordialmente como um substituto direto de alimentos em dietas de bovinos confinados, em níveis de até 30% da MS (matéria seca) total da dieta, podendo substituir os concentrados energéticos tradicionais, como o milho, sem prejuízo no consumo de matéria seca, ganho de peso ou conversão alimentar.

Opções de dietas com Polpa Cítrica: corte

COM SILAGEM DE MILHO

COM CANA-DE-AÇÚCAR

COM CANA + PASTO DIFERIDO

COM SILAGEM DE CAPIM

10 situações nas quais o uso da polpa cítrica é vantajoso

Veja a seguir as 10 principais vantagens de incluir a polpa cítrica na dieta do gado de leite e corte.

Silagens úmidas com polpa cítrica

A polpa cítrica apresenta características interessantes para atuar como aditivo de silagens úmidas: alto teor de carboidratos solúveis, que estimulam a fermentação lática da silagem e alto teor de matéria seca, que melhora as condições para a preservação do material.

Dicas sobre armazenamento

Estamos à disposição para atendê-lo através dos nossos contatos